Aprenda a fidelizar clientes com o Key Account

Tempo de leitura: 2 minutos

O Key Account é uma técnica de vendas. Só que não é qualquer técnica de vendas. A ideia é ter uma equipe de vendas que tenha foco em fidelizar clientes com o Key Account. Afinal, mais fácil vender para um cliente fiel do que ficar o tempo todo procurando novos clientes.

Na teoria, a gente tem um conceito que diz que nem todos os clientes são iguais. Por isso, eles possuem valores diferentes e exigem tratamentos diferentes também. Na prática, a “contas-chave” podem ser essenciais para o crescimento do seu negócio digital.

Como funciona o Key Account

Se a ideia é gerar o máximo de valor para um cliente, então, a gente tem um bom começo. Só que esse propósito de construir relacionamentos duradouros não é tão simples e nem mesmo tão rápido assim. De todo modo, todos ganham.

A estratégia vai exigir a capacitação de profissionais treinados para o trabalho. Afinal, dá sim para fidelizar os clientes com o Key Account, só que essa é uma meta embiciosa.

Sabe quando tem um gerente do banco que liga para a pessoa sabendo exatamente o que ela procura? A ideia é que isso seja usado no marketing digital também. Porém, como saber o que cliente procura e precisa naquele momento?

É aqui que entram algumas dicas de como você pode começar a pensar nesse tipo de estratégia. Vale lembrar que não é preciso seguir todas as dicas abaixo à risca. No entanto, elas podem ser o ponto de partida para você.

A capacitação do Key Account Manager

A primeira coisa é saber que você pode ter um profissional disso ou não. O que importa mesmo é que ele saiba tudo sobre persuasão, perfil analítico, visão estratégica, delegar tarefas e fazer pesquisas profundas.

Assim, uma boa ideia poderá ser a de treinar os seus vendedores para esse papel. Afinal, conseguir clientes com o Key Account vai exigir esse tipo de conhecimento.

A escolha dos clientes mais valiosos

Em um segundo ponto a gente tem o foco no cliente. Se você é um grande lojista virtual, então, de fato, não vai dar para você dar esse atendimento especial a todos os clientes. É como no banco, que tem os clientes mais vips, sabe?

Bom, o fato é que você tem que olhar para os números e ver quais são aqueles que mais geram receita para você. Ou notar os que estão em exponencial.

As soluções diferenciadas para eles

Por fim, se você tem pessoas capacitadas e sabe quais são os melhores clientes, agora é a hora de apresentar as soluções. Então, use táticas para mostrar como a sua empresa pode ajudar eles a encontrarem soluções.

De leads para compradores – saiba sobre a conversão de clientes

A ideia é justamente a de apresentar solução porque é isso que garante a fidelização do cliente. Hoje, o método do Key Account é bem conhecido e muito bem avaliado no mercado. Mas, nem todo mundo faz o uso dele.

Se você tem dúvida de como fazer ou como usar, entre em contato com a gente!