7 Práticas Importantes para acertar no E-mail Marketing e não cair no SPAM
Todo mundo que quer chegar até o cliente de forma direta, acaba por usar o e-mail marketing. No entanto, alcançar esse objetivo requer uma boa precisão. Isso é ainda mais importante se levarmos em conta o filtro anti-spam, que bloqueia muitas ações.
Cada provedor terá seus critérios para barrar as mensagens, assim, fica impossível definir uma regra geral e única para não ser parado por esses filtros. O lado bom é que algumas práticas podem ser interessantes para evitar tal “prejuízo”.
Por que, imagina só, você criar um conteúdo relevante, mas não conseguir fazê-lo chegar ao seu destinatário simplesmente porque o e-mail foi bloqueado… Isso pode significar uma perda realmente grande.
Para te auxiliar na criação de conteúdos que, ao mesmo que é relevante, seja também limpo para passar desse bloqueio, selecionamos 7 práticas, confira-as.
Não compre lista de e-mails
Isso porque essa é uma lista “suja”, ou seja, sem qualificação e com chances pequenas de gerar retorno nos seus investimentos.
Para além do mais, é também uma questão de ética, já que não é prudente enviar mensagens a quem não te autoriza ao envio, da mesma forma que ela poderá marcar como spam e dar fim à suas chances de atingi-la.
Segmente o seu disparo
Quando você segmenta, você consegue aumentar a qualidade do disparo, a precisão da mensagem e garantir mais resultados. Tente segmentar o máximo possível e evite que o próprio usuário te jogue na caixa de spam.
Cuidado com as Imagens
Se você enviar apenas uma imagem no corpo do seu e-mail, há uma grande chance desse serviço ser bloqueado. Logo, o seu e-mail marketing não se torna eficiente.
O ideal é fazer um conteúdo em formato HTML e com a distribuição entre os textos e as imagens. Aí, pode usar all tags nas imagens, sempre com textos descritivos e links. Também é interessante evitar imagens muito grandes, que vão demorar a serem carregadas.
Sempre evite recursos que podem ser bloqueados, como Javascript, Gifs Animados, Iframe, Vídeo Flash, Divs Absolutas.
Não faça um e-mail com cara de Spam
E-mails escritos com a cor vermelha já estão associados ao Spam. Além disso, você pode limitar o assunto em até 50 caracteres e sem usar a caixa alta.
Também não é legal abusar de expressões como PROMOÇÃO, FREE, CLIQUE AGORA, GRÁTIS… Apesar de que podem ser usadas com pouca frequência.
Da mesma forma, evite o uso excessivo de acentos gráficos, tais quais “!”, “?” ou “!!!”.
Varie no Tipo de E-mail
A diversificação é uma boa alternativa para não deixar o seu público enjoado. Principalmente se você conseguir definir o seu público e segmenta-lo, você poderá usar opções adversas, como newsletters, promocionais ou nutrição de leads.
O ideal é manter-se equilibrado e evitar pertinências. Tudo que é excesso faz mal, inclusive no envio de e-mail marketing.
Descubra o momento e a frequência certos
A frequência pode ser determinante para o engajamento: o excesso incomoda e a ausência não gera proximidade. O mínimo é 1 e-mail ao mês e o máximo é 1 por dia. Tente encontrar o equilíbrio perfeito e nunca deixe de usar calendários de envio.
Quanto ao momento, saiba que esse timing pode ser a diferença em 100% nos seus cliques e conversões. Portanto, pesquisa sobre o melhor horário para a publicação.
Evite usar alguns Links
Usar links é possível e faz bem ao seu conteúdo. No entanto, é preciso atenção porque eles podem tirar a atenção do seu leitor.
A recomendação é evitar URLs intuitivas, links que tenham pontuação alta em ferramentas anti-spam, arquivos com extensão suspeitas (exe. Scr. Pif.), links para sites de hospedagem grátis e links para referenciar arquivos de css.
Por fim, note que o disparo de e-mail marketing é bastante complexo e deve ser considerado um item importante para as vendas. Pense no conteúdo relevante, na geração de leads e na conversão, mas sem se esquecer de focar no formato do dispositivo móvel.
Com informações de resultadosdigitais e uolhost
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