13 Passos para usar o Whatsapp de forma positiva e alavancar as vendas
Se você é um empreendedor digital antenado já deve ter notado que as vendas podem ser alavancadas pelo WhatsApp. Logo, o aplicativo, que é gratuito, aparece como ferramenta tecnológica e atual do marketing digital.
Afinal, hoje mais de 700 milhões de pessoas usam esse sistema de comunicação, sendo que 70% desse total, o usa diariamente e mais de 47 milhões de brasileiros tem o aplicativo instalado no seu Smartphone. Quanto às mensagens, mais de 10 milhões são enviadas todos os dias.
- Mas, a pergunta que fica é: como conseguir vender pelo Whatsapp?
Para responder a essa pergunta, separamos 10 regras fundamentais para conseguir vender mais usando o Whatsapp, confira!
Número Empresarial
É importante ter um número empresaria que não esteja atrelado ao seu pessoal. Afinal, ainda que você seja um profissional integrado à estratégia da empresa, os interesses (com os assuntos pessoais) podem ser diferentes.
Não seja chato
O ideal é deixar que o cliente tome a iniciativa de começar uma conversa pelo Whatsapp. Jamais inicie uma conversa sem uma autorização prévia.
Apenas pessoas “treinadas” devem usar o aplicativo
Se você fizer um treinamento intensivo para todos os funcionários, eles poderão usar o Whatsapp. Em caso contrário, deixe apenas para quem tem conhecimento sobre a ferramenta. Uma linguagem adequada, forma e precisa é extremamente importante.
Evite amadorismo
Enviar soluções prontas pelo aplicativo não é recomendável.
Nunca faça ação isolada
Ou seja, o Whatsapp pode sim ser usado, mas não deve ser a única ferramenta. O atendimento tem que ser integrado com outros canais, como e-mail, telefone e presencial.
Resposta Imediata
O mundo atual exige uma resposta imediata. Então, se você tem o aplicativo, use-o a seu favor e esteja preparado para receber as demandas que vier. E, nem que seja para responder “te ligo em instantes”, use-o.
Tenha Horários
A resposta imediata é importante, mas (raros os casos) evite responder mensagens fora do expediente comercial. O importante é sempre deixar claro qual o horário de atendimento da empresa.
Use-o para outros serviços
Por ser um espaço de interação livre, você pode oferecer outros serviços, com o acompanhamento de um pedido.
Faça uma análise sobre o resultado
Houve aumento nas vendas? Causou problemas? O cliente ficou satisfeito?
Observe que cada empresa, cada serviço, cada produto terá suas demandas diferentes e seu público também. Portanto, ainda que o Whastapp seja muito usual e aceito, nem sempre poderá ser a melhor ferramenta para você.
Salve os contatos
Isso é interessante porque, muitas vezes, o cliente não usa uma foto “identificável” no seu perfil. Ou, também pode acontecer de um cliente antigo, que sempre falou pelo telefone, começar a usar o aplicativo.
Se a ideia é se aproximar do cliente, então, trate-o como especial. Salvando os contatos, você vai saber de quem se trata.
Use Áudios
Se você notar que o seu consumidor usa áudios e gosta delas, pode usar também. Mas, evite áudios longos. A ideia é que você responda às dúvidas dele com exatidão e objetividade.
Arquive as conversas
Esse é um dos motivos que faz o uso do celular empresarial ser importante. Você precisa arquivar conversas para ter provas, caso seja necessário. É lógico que você vai evitar passar valores por esse aplicativo, no entanto, poderá se resguardar sempre.
Lista de Transmissão
Cuidado com a lista de transmissão. Ela pode ser usada, mas tem que ser eficaz. Ficar enviando várias imagens, informações de uma só vez pode fazer o seu cliente te bloquear por um bom tempo. A ideia, no geral, é atender às dúvidas e ser o mais objetivo possível.
Com informações do sebrae, quebreabanca e marketingdigitalalavancado
http://blog.pr.sebrae.com.br/inovacao/whatsapp-para-empresas
http://www.quebreabanca.com.br/venda/9-dicas-para-vender-pelo-whatsapp
http://marketingdigitalavancado.com.br/22-dicas-para-vender-pelo-whatsapp-2/